Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

As aventuras...


As aventuras que os dias nos oferecem, não são para ser questionadas. Eu sei...


Por vezes pergunto-me qual é a lógica dos acontecimentos.

Um dia alguém deu-me um livro. Tinha, sei lá, 13 anos.
Mudou a minha vida.


"Como fazer amigos e influenciar as pessoas"


Pareceu-me lógico vindo de quem veio. E o titulo do livro, naquele momento, pareceu-me caído do céu.


Preparava-me para finalmente aprender 'o poder da conquista'. A conquista do poder'. Esse poder era a amizade.

Quem tem amigos tem tudo. Ai se eu pudesse ter todos os amigos que eu quisesse... 



O "influenciar as pessoas" admito, fez-me franzir o olho e pensar - "isto é capaz de dar jeito".
Terá começado aí este meu feitio que é tornar as poucas leituras, em leituras avassaladoras. 

Eu devoro páginas... não sou capaz de continuar amanhã. Tem que ser naquele dia. Se paro, aborto!



Na verdade terá começado mais cedo. Aos 5 anos talvez. Lembro-me do cheiro do meu primeiro livro: PAPU 1. 

O raio do boneco, tal como o tom Sawyer era tão eu. Até o Cid era parecido com o meu irmão. Os óculos e o risco ao lado... a camisa apertada até cima...



Conforme avançava no livro, toda a magia que eu pensava que ia encontrar para arranjar amigos aos montes, e todos os truques sem varinha que eu julgava ser capaz de aprender para influenciar (eu na altura pensava mais em hipnotizar e comandar) desapareciam... lentamente... Quer dizer, rapidamente!

Afinal de contas aquilo não passa de um conjunto de cartas de pessoas que eu já tinha ouvido falar nas aulas de história.
Anos mais tarde, percebi que a magia não existia no livro. Mas existia algures...


 A amizade! A magia é a amizade.


É que a amizade, nasce antes dela própria. 
Como dizer? 


A amizade nasce no momento em que nos dirigimos a alguém com uma intenção boa. Depois pode aumentar ou parar... mas ela nasce antes. Muito antes de um abraço, de um choro, de um aperto de mão. Existe dentro de nós, no momento em que nos dedicamos, com o pensamento, com uma caneta... a alguém.

E podemos influenciar as pessoas... claro que podemos.

Mas aí a palavra influenciar, passou a ser gostar, ajudar, abraçar... a amizade e o encontro, mudam as vidas das pessoas.



Uma carta fechada sem remetente, num dia especialmente mau, que apenas diga "bom dia", muda o dia de uma pessoa... isso não é amizade?

A magia existe. Com a amizade, nós podemos influenciar as pessoas.

1 comentário:

CITRA disse...

O Papu! O livro onde aprendi a ler. Obrigada pela recordação ;-)