Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Se eu fosse jornalista...



Se eu fosse jornalista, e como eu invejo os jornalistas, escreveria sobre os  dias que correm numa espiral de desgraça que afecta os portugueses. Falaria do aumento dos impostos, do aumento do 'spread', do aumento da pobreza, disfarçada e descarada, falaria do governo e do desgoverno que este, maquiavelicamente, fez nascer nas nossas vidas.
Apontaria o dedo, da mão e do pé, esqueceria o código deontológico e libertaria toda a minha raiva desta forma pacífica, que é a escrita!

Para fundamentar o pensamento, arranjaria uma imagem que claramente mostrasse o estado da nação. No título escreveria algo como "os portugueses nunca foram tão pobres como agora!". Sem qualquer outro argumento, apenas a imagem. Porque uma imagem vale por mil palavras, mil argumentos! Faria até comparações com o tempo do regime, ao mesmo tempo que, sem a coerência que a estabilidade financeira proporciona, lembraria os valores de Abril, apesar de ter nascido muito anos depois...

Resistiria ao pensamento de ouvir o outro lado, porque para ouvir o outro lado, muitas vezes, temos que deixar de ouvir o bater dos nossos próprios lamentos, e ao resistir, e à boa maneira portuguesa, encontraria um culpado específico, e por que não o Primeiro Ministro? 

Granjearia leitores em concordância com os meus próprios falhanços de vida, e com estes o meu ego se elevaria, assumiria a vinda do FMI como alternativa, seria ouvido pela maioria, uma classe média esganada, endividada, vencida pela gula de uma boa vida, vista, espreitada, na casa vizinha...

Se eu fosse jornalista, seria tão mau jornalista! E quem me dera ser um bom jornalista! Fazem falta os bons jornalistas!

Quanto à imagem deste texto, mostra apenas uma realidade que não depende das condições do país. Esta imagem que agora vos mostro, já a vi muitas vezes! Antes dos impostos, antes da crise internacional, antes até deste governo.

Esta imagem esconde uma grande tristeza além da tristeza da imagem! Esconde a tristeza de,  como tipo de imagem,  ser usada e abusada, pelos maus jornalistas!

Aos bons jornalistas, aqueles que eu invejo, e esses sabem que o são, o meu sincero Muito Obrigado!

2 comentários:

Pérola Negra disse...

Se tu fosses jornalista eu era tua leitora e tua fã! =)

M. disse...

Bom! Tenho que tratar disso então...
:)