Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os portugueses e os tomates protegidos


Envergonham-me as pessoas de um país que recebem subsídios e gastam-nos em cabeleireiros, telemóveis, moto 4... 
Envergonham-me aqueles que escrevem todos os dias dando exemplos de como os pobres que ganham 3000 euros vão ter a vida difícil... 
Envergonham-me aqueles que acham que os governantes deviam pagar portagens, aqueles homens cheios de valores que criticam mas que fazem o contrário... Aqueles que criticam os 1100 milhões de euros que Sócrates conseguiu arrancar ao ditador e ao mesmo tempo se calam perante os 6000 milhões de euros que desapareceram na compra dos submarinos... 
Envergonham-me os portugueses que criticam a vinda de um ditador a Portugal e ao lado tecem elogios e mostram a alegria pelo regresso à Pátria de uma portuguesa condenada por tráfico de droga, no país do tal ditador...
Envergonham-me aqueles que apelam à união, e que multiplicam indignação a favor da pobreza, mas regressam todos os dias à sua casa de 400.000 euros, no seu carro de 75.000 euros, no seu fato de 600 euros... Envergonham-me os portugueses assim... 

Enquanto penso e conduzo a minha forguneta, na minha frente vai uma carrinha mercedes reluzente, nova... Lá dentro vai um 'enfatado' que chupa pela palhinha, o leite achocolatado que vai aumentar de iva... Abre a janela e atira o pacote vazio da Nesquik para a rua... Parou num banco... O Totta... Envergonham-me... Porque podia ter parado no correio da manhã, no jornal de notícias, na tvi... Seria a mesma coisa... 

Portugal tem pessoas que me envergonham... E a maior parte delas, não estão protegidas por guarda-costas, não estão protegidos pelo estatuto, não estão sujeitos à opinião pública... a maior parte deles, vive mesmo à nossa porta!

Tu que escreves no JN, no Correio da Manhã, tu que falas na Tvi, que te sentas naquele lugar a mais na Assembleia.... todos vocês, protegem o pobre cidadão? Defendem Portugal e os portugueses em aflição? 


Comecem a ter vergonha!

Recuperando uma rábula dos fedorentos, todos estes portugueses, protegem os portugueses? Protegem é os próprios tomates, é o que protegem...

Sem comentários: