Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Psssstttt! Entretanto, não tens direito ao Magalhães...


Ei tu!

Sim tu que vais distraído. Sabes o que significa aumentar a competitividade?
Baixar os custos de produção.

Para isso, menos TSU (Taxa Social Única). Ao baixar os impostos sobre as empresas, podemos exportar produtos a melhor preço. Depois, mais facilidade na contratação e despedimento. 
As empresas devem poder reforçar os seus quadros com pessoas mais jovens e capazes. Além disso, devem premiar os melhores e despedir os piores. Menos pessoas, mais qualificação, maior qualidade e rapidez na execução. Para terminar, incentivar a compra de produtos nacionais, levando as pessoas a apostar na produção. Tirar do país, o que o país tem de melhor...

Mais impostos sobre o consumo, para compensar a perda de receita da TSU. Despedimentos mais rápidos e baratos. Concorrência no acesso ao mercado de trabalho (maior procura que oferta leva à baixa dos salários para a mesma função). Redução nos tempos de desemprego, menos subsídios sociais e (justiça social!!!!) o trabalho voluntário! 
Desta forma, deixaremos de subsidiar a preguiça e, pelo valor da compensação, teremos funcionários nas empresas, nas IPSS ou no estado, a trabalhar a um custo inferior. Comprar produtos nacionais no Pingo Doce ou Continente, mesmo que de nacional tenham apenas a etiqueta, porque quanto mais as grandes superfícies crescerem, mais possibilidades de emprego existem.

Baixar os custos de produção para aumentar a competitividade...

Pssstttt! Tu que andas distraído. Tu que andas distraído ao ganhar 1500 euros por mês. Tu vais ser despedido. Vais para o fundo de desemprego menos tempo. Vais fazer trabalho voluntário pela compensação que te vai criar a ilusão de que tens emprego. Quando te acabar o fundo de desemprego, vais ser despedido outra vez, mas terás direito a um subsidio social. Nessa altura, já o banco te ficou com a casa a troco de nada. Perdeste o que já pagaste mas é normal... são os tempos! Entretanto alugas um T1 quase pelo mesmo preço mas pelo menos não pagas juros... O subsidio social é muito mais baixo que o salário. E passado um tempo, vais trabalhar voluntariamente pela compensação ao subsidio, e quando acabar o tempo do subsidio, vais ser despedido outra vez. Daqui a três anos, o país ganhou competitividade. O mercado estará a contratar pessoas.

Finalmente! Vais fazer o mesmo serviço que fazias 3 anos antes. O teu sonho, o teu dom, a tua vocação. Vais ganhar o ordenado mínimo... mas está tão difícil que já é bom. Pena é que o salário mínimo ainda seja de 475 euros e que isso signifique que ganhas 1/3 do que já ganhaste... mas em compensação também gastas menos 2/3 do que já gastaste, o que significa uma poupança... pena que não é tua!

Daqui a 3 anos darás a volta à tua vida e estarás muito feliz. O Plano deu certo. Portugal é um país competitivo!

O que causará mais pena, é que o teu filho não tenha direito ao Magalhães e a grande lição que tirarás deste mau momento no mundo, é que para os pobres, não é difícil comprar arroz, massa ou feijão... o que é difícil é ter de pagar o gás e a luz, é o custo da água, isto apesar de teres fogão...

Sem comentários: