Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ser Marioneta é Cultura?

Houve em tempos um governo, que achou que os portugueses deviam sair de casa e ir ao teatro, ao cinema... andar pelas ruas históricas das nossas cidades e apreciar as animações de rua... houve um governo, que quis levar as pessoas aos museus, quis que os portugueses olhassem para a pintura, a escultura... houve um dia um governo, que quis que desde a infância, os portugueses do futuro tivessem contacto com a música, com a dança...
Mas os portugueses não precisam de nada disso. Os portugueses rejeitaram toda e qualquer especie de cultura que ultrapasse os limites da imaginação das tramas noveleiras, dos morangos açucarados que caricaturam e não educam...
Os portugueses não precisam nada disso... e por isso, um governo surgiu que ignorou uma das traves mestras do pensamento, do sentimento: a Cultura!

Percebo! Os portugueses não precisam de festejar com dança, o dia mundial da dança. Os portugueses não precisam de ver "Acrobacias cómicas com Waltraud & Sebastian", não precisam da Rede Portuguesa de Teatros Municipais. Os portugueses querem lá saber de "fomentar a partilha de boas práticas nos domínios das programação, formação de públicos, criação artística e gestão de equipamentos culturais e, simultaneamente, contribuir para a valorização das pessoas e das comunidades e dos recursos artísticos locais, no acolhimento de criação contemporânea e na co-produção de projectos artísticos."

Afinal os portugueses, e eu percebo, precisam apenas de se entreter nos intervalos da informação tendenciosa, nos intervalos do crédito fácil, nos intervalos dos preços dos pepinos de produção nacional, nos intervalos de uma história, que não é a deles.

Não foi por falta de aviso.

Os portugueses culturalmente, estão a ficar especialistas, em ser marionetas!

Sem comentários: