Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Se eu escrevesse no Dn, no Record ou no Jn


Se eu escrevesse, contaria uma pequena história. Uma descrição perfeita de um dos meus dias.
Começaria assim:
"Ontem, não sei porquê... não sei mesmo porquê, senti um impulso a afastar-me do restaurante. Decidi ir para casa mais cedo. Sentia-me cansado de mais um dia de trabalho.  É normal pensei eu... milhões de portugueses estarão a fazer o mesmo. A regressar a casa cansados de um dia cheio de problemas, regras, tarefas e conversas sérias.
Chegado a casa, pousei o casaco, peguei na minha viola e comecei uma música no meu tão usual lá maior. Tentei cantar mas não consegui. A vida não está para cantigas. Num momento, saltei para a cozinha, peguei na grande faca afiada, e comecei a retirar lentamente a casca de 3 batatas médias. Gosto de descascar batatas lentamente para que a casca fique no fim, enrolada, perfeita, à qual falta apenas o interior para garantir a forma original e enganar a vista. Depois cortei-as cuidadosamente em pequenas quadrados... Bem, nos cantos nunca ficam quadrados. Pus a fritar. Do congelador tirei 3 hamburgers... que se lixe a vida de contenção... eu quero é fartura! Grelhei-os cuidadosamente, regando-os apenas com um pouquinho de limão. Não tardou, estava na mesa de jantar.
Cumpro o ritual de ligar a televisão na TVI, para depois de 3 segundos mudar para outro canal qualquer. As batatas estavam tostadinhas, e ía afundando-as maravilhosamente,  em montes feitos de maionese colocados na beira do prato. Os hamburguers estavam ainda melhores... daquele talho são mesmo bons!
Ao terminar, olho para a televisão, aumento o som e, mais uma vez, senti-me um sortudo. Em breves segundos percebi que, assim como eu, milhões de portugueses tinham acabado de comer 3 batatas. Três grandes batatas... mas ao contrário de mim, comeram-nas inteiras, cruas, de uma dentada só, sem hamburgers, sem maionese, sem nada..."

Se eu escrevesse no Dn, no Record ou no Jn, hoje escreveria, por solideriedade apenas:
"Sim! Eu também comi 3 batatas ontem!"

Sem comentários: